O “faça-você-mesmo”, o roller derby e o Latinoamericano

Naclara/ outubro 2, 2015/ Inspiração/ 0 comments

 

Quantas vezes você (que realmente se importa com o crescimento da sua liga) não parou e pensou: “Nossa, eu trabalho mais no roller derby do que em meu próprio trabalho fixo remunerado! Ah, se eu ganhasse por isso…”?

Olha todo esse dinheiro que eu NÃO vou ganhar!

Olha todo esse dinheiro que eu NÃO vou ganhar!

Pois é, isso é muito comum. Já pararam pra pensar por quê?

O derby é quase todo composto pelo lema “do it yourself” (faça-você-mesmo) no qual os próprios participantes se encarregam de fazer acontecer tudo no esporte: montar treinos, recrutar jogadoras, formar times, organizar jogos, viagens, juntar dinheiro, achar quadras… a lista é infinita. Dificilmente encontramos no Brasil (e provavelmente também na América Latina) ligas de roller derby que recebam algum patrocínio o suficiente para que não se tenha mais a preocupação com o dia de amanhã e os rumos da sua equipe.

Tudo depende que nós mesmxs façamos cada um(a) um pouquinho pra levar esse esporte adiante. Esse site, por exemplo, é uma forma que encontrei de fazer eu mesma um lugar para tentar ajudar quem está por aí precisando de algum apoio e orientação e não sabe onde procurar. Mas tudo depende de você ter interesse e estar disposto a pôr a mão na massa para que as coisas andem.

 

Então, resumindo, além da vontade de jogar e ter preparo físico pra isso, o derby pede, mais que tudo:

  1. Interesse sincero: ter vontade de ajudar e conhecer o esporte é muito importante
  2. Força de vontade: não adianta desistir na primeira pedrinha que aparecer no caminho. Você faz derby, está mais que acostumado(a) a cair e levantar.
  3. Respeito: saiba reconhecer o esforço das pessoas à sua volta e contribua com o trabalho delas.
  4. Comprometimento: se você falou que ia fazer, faça. Ninguém mais vai confiar em você depois que você abandonar o barco algumas vezes, seja consistente.
  5. Doação: se você se comprometeu, saiba que terá que se doar para a coisa acontecer. Algumas vezes vai ter que dormir tarde, acordar cedo, ir num lugar que não queria muito, ir a reuniões, mas isso tudo volta (espera-se) de uma maneira muito recompensante.

Esse post rápido é para explicar por que ele foi rápido. Semana que vem, do dia 10 ao 12, estará acontecendo em São Paulo o Latinoamericano de Roller Derby e eu, junto com toda a seleção brasileira, estamos organizando caaada detalhe do evento.

10984623_448791385294610_3327806385624918650_n

Cansativo? Muito! Recompensante? Mais ainda! O evento ainda nem aconteceu e já estamos muito contentes até onde chegamos. E no final é isso que conta, a alegria de fazer acontecer. ;)

Então, semana que vem, durante todo o fim de semana, estaremos cobrindo todo o evento do Latinoamericano (na medida do possível, pois estarei assobiando e chupando cana e dando cambalhota ao mesmo tempo). Fiquem de olho!

Link do evento: https://www.facebook.com/events/383068001898314/

Eu sei que você imaginou a musiquinha do plantão na sua cabeça!

Eu sei que você imaginou a musiquinha do plantão na sua cabeça!

Share

About Naclara

Ana Clara Miranda por nascimento. Naclara ou Portu´Gal por batismo de track. Atleta da seleção brasileira de Roller Derby. Treinadora e jogadora da liga Sugar Loathe Derby Girls, do Rio de Janeiro.

Leave a Comment