O ELA RD e o derby latinoamericano

Naclara/ abril 5, 2016/ Inspiração/ 0 comments

No fim de semana passado, de 24 a 27 de março, aconteceu em São Paulo o Encontro Latino Americano de Roller Derby, o ELA RD, organizado pelas Ladies of Helltown. O foco do evento foi a troca de informações sobre questões organizacionais e administrativas em uma liga. Falando assim, pode parecer algo monótono e parado, mas NÃO! Muito pelo contrário!

Como entramos e como saímos do ELA RD. Encantadas e com a cabeça explodindo de informações!

Como entramos e como saímos do ELA RD. Encantadas e com a cabeça explodindo de informações!

Houve sessions (mesas-redondas) sobre estrutura de treino, organização de comitês, filiação à WFTDA, recrutamento, voluntários, motivação, line up e bench coaching, planejamento, além de uma sala só de debates de oficiais. Resumindo: tudo o que você precisa saber pra estruturar sua liga. Para todos os que estiveram lá, a experiência foi muito enriquecedora, houve muita troca de conhecimento e pudemos ampliar nossas visões.

Conversa com Teenie Meenie falando tudo sobre a WFTDA na sala Jammer.

Conversa com Teenie Meenie falando tudo sobre a WFTDA na sala Jammer. Foto de Julia Andrade.

Sala com Judge Knot e Master Blaster, por Skype. Conversas incríveis facilitadas pelo poder da tecnologia na sala Blocker.

Sala com Judge Knot e Master Blaster, por Skype. Conversas incríveis facilitadas pelo poder da tecnologia na sala Blocker. Foto de Julia Andrade.

Tudo isso com a ajuda de Master Blaster (jogadora em Berlin com as Bear City Rollers, treinadora, co-fundadora da EROC, entre outros), Teenie Meenie (responsável pelos jogos da WFTDA e especialista em rankings e sancionamento), Judge Knot (ref level 5 e técnico em Denver) e Triske (ref, jogador da seleção argentina de roller derby masculino, manager da seleção de roller derby feminina), além de participantes da Costa Rica, Peru, São Paulo capital, Santos, Curitiba…

Saímos de lá com a cabeça cheeeeeia de muitas informações úteis: a cada session surgiam dezenas de ideias a serem aplicadas nas nossas ligas e no derby nacional e lationameticano.

"Meu cérebro não aguenta, é muita coisa!!!"

“Meu cérebro não aguenta, é muita coisa!!!”

Entre tantos aprendizados, pudemos chegar à conclusão que a maior parte das ligas latinoamericanas passam pelos mesmos problemas, como:

  • falta de quadras apropriadas
  • problemas financeiros
  • falta de comprometimento
  • dificuldades de motivação
  • problemas de recrutar jogadoras/NSOs/Refs
  • pouco acesso a equipamentos
  • evasão off season
  • problemas administrativos

Fora esse problemas internos de cada liga, falamos também sobre problemas do país e na América do Sul como um todo, até a parte no que se refere à WFTDA (afiliação, obrigações, comunicação, acesso, etc).

Acredito que todos os que foram ainda estão digerindo o que foi aprendido e tenho certeza que teremos um grande crescimento no derby nacional após esse evento.

Câmbio, desligo.

Câmbio, desligo.

 

Beijos!

 

Share

About Naclara

Ana Clara Miranda por nascimento. Naclara ou Portu´Gal por batismo de track. Atleta da seleção brasileira de Roller Derby. Treinadora e jogadora da liga Sugar Loathe Derby Girls, do Rio de Janeiro.

Leave a Comment