Refazendo o friso das rodas em casa!

Naclara/ abril 27, 2016/ Produções, Tutoriais/ 0 comments

 

Quem usa muito rodas indoor que possuem friso acaba sofrendo sempre deste mesmo mal: as rodas perdem aqueles frisos que elas têm quando novas e começam a deslizar muito, fazendo você derrapar a cada curva mais rápida.

Você na curva com rodas que perderam o friso

Você na curva com rodas que perderam o friso

 

Entendendo:

Geralmente quando patinamos com rodas indoor em um piso liso (ideal), é comum que elas sejam duras (90A a 97A, por exemplo). Esse é, em geral, o caso de jammers. Elas precisam de rodas duras que façam elas correrem rápido sem agarrarem tanto ao chão, porém devem ser rodas que não as façam deslizar quando entram rápido em uma curva.

Para isso não acontecer, a maioria das rodas indoor têm frisos em sua superfície, criando mais atrito da roda com o chão e evitando essas derrapagens descontroladas, mesmo em rodas bem duras.

 

Roda com friso: repare como a superfície tem várias "ranhuras". Elas ajudam a criar mais atrito com o piso e evitar derrapagens, mesmo com durezas altas.

Roda com friso: repare como a superfície tem várias “ranhuras”. Elas ajudam a criar mais atrito com o piso e evitar derrapagens, mesmo com durezas altas.

Roda sem friso: repare como a superfície é toda lisa. Geralmente as rodas outdoor são assim.

Roda sem friso: repare como a superfície é toda lisa. Geralmente as rodas outdoor são assim.

 

Mas o tempo passa, você nem sempre patina naquele chão-liso-maravilha (ou por não ter outras rodas ou por preguiça de trocar) ou, mesmo no chão liso, patina tanto que os frisos acabam saindo por tanto uso. Isso é normal acontecer e, num mundo ideal onde o dólar fosse barato, não existissem taxas de alfândega ou você pudesse ir numa loja do seu bairro comprar rodas, você trocaria de roda a cada 6 meses, não sofrendo desse mal.

Acontece que estamos no terceiro mundo e cada momento a mais que você puder fazer suas rodinhas durarem é sagrado.

 

E É AÍ QUE O PENSE DERBY ENTRA PARA TE AJUDAR, AMIGUE!

Fizemos esse tutorial-gambiarra-faça-você-mesmo que pode te ajudar a salvar por mais um tempo aquelas rodinhas que você já não tinha mais esperanças.

ATENÇÃO: recomendamos que você só faça isso em último caso, para aqueles casos perdidos e emergenciais quando você não tem mais opções. Não “estrague” rodas ainda em bom uso.

CUIDADO: Manuseie os objetos com cuidado, não deixe as raspas das rodas (feitas poliuretano) ao alcance de crianças ou animais. Se possível, use uma máscara ao realizar o processo para não ingerir ou aspirar as raspas acidentalmente (coisa que não fiz pois a ansiedade foi maior e acabei esquecendo).

Para refazer o friso das suas rodas você vai precisar de:

  • rodas lisas
  • ralador de cozinha (quanto melhor e mais afiado melhor)
  • 2 amortecedores cônicos
  • um parafuso da grossura do interior dos amortecedores (usei o mesmo que tinha sido utilizado para a base de apoio do limpador de rolamentos em alguns posts anteriores)
  • rosca da mesma medida do parafuso
  • arruela da mesma medida do parafuso
  • furadeira
  • máscara para proteger o rosto
  • opção: um ajudante para segurar o ralador

Gostou? Agora é mão na massa!

Até mais!

Até mais!

 

 

 

Share

About Naclara

Ana Clara Miranda por nascimento. Naclara ou Portu´Gal por batismo de track. Atleta da seleção brasileira de Roller Derby. Treinadora e jogadora da liga Sugar Loathe Derby Girls, do Rio de Janeiro.

Leave a Comment